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Primeiro momento disruptivo na história do mundo quando nos referimos às vendas

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Estamos vivenciando a primeira mudança real na cultura do mundo. É o primeiro momento disruptivo de fato, quando nos referimos às vendas. A Covid-19 nos trouxe muitos desafios. Todos são afetados pela pandemia, mas sabemos que muitas pequenas empresas estão se sentindo particularmente vulneráveis no momento.

Diante da realidade de uma quarentena, as vendas online tornaram-se uma necessidade, bem como os serviços de delivery. Em um contexto no qual nos foi vedado o contato físico, as redes sociais passaram a ser uma maneira primordial de comunicação das empresas com seus stakeholders. A internet se torna refúgio nas incertezas da Covid-19.

Quando mencionamos a área de comunicação de uma empresa, o marketing é de suma importância. Uma crise global pode paralisar uma equipe de marketing ou galvanizá-la para prosperar. Com a pandemia da Covid-19, é exatamente isso que estamos vendo: algumas empresas estão reduzindo o marketing (em alguns casos, dispensando toda a equipe de marketing), enquanto outras estão sendo mais ágeis e apresentando maneiras interessantes de envolver seu público nesses tempos difíceis.

Empresas devem certificar-se de estar ativas no mundo digital para permanecerem visíveis aos seus clientes. Utilizar news por e-mail, vídeos, mídias sociais e até seminários online interativos são maneiras para que a empresa permaneça na vanguarda da mente de seus clientes. Certificar-se de atualizar as mensagens de marketing para que elas sejam orientadas com essa onda de trabalho digital, mantendo o clima atual em mente - simplesmente encerrar uma mensagem de marketing com um toque pessoal como "fique em casa e mantenha-se saudável" pode fazer uma grande diferença no impacto dessa mensagem. As marcas devem ser um exemplo a ser seguido, guiando seus clientes para as mudanças.

Com o desligamento ou desaceleração da maioria das empresas físicas, os empreendedores estão confiando mais do que nunca nas estratégias digitais. Uma grande parte, ou todo o marketing da marca durante esta pandemia, e no futuro será online.

Depois que as marcas e os varejistas começaram a fechar as portas, além de bens essenciais ou locais, os consumidores não tiveram outra escolha a não ser mudar seus comportamentos de compra para o online.

Os fatores que impulsionam o crescimento do mercado de comércio eletrônico, mesmo antes da pandemia da Covid-19, incluem o crescimento forte e constante dos usuários da internet e a crescente conscientização relacionada às compras online, o aumento do lançamento online de produtos, o baixo preço devido à compra em massa, e assim por diante. Além disso, um número crescente de produtos exclusivos no mercado e preços mais baixos de mercadorias devido ao canal de distribuição direta e economias de escala, contribuem ainda mais para o crescimento do mercado global de comércio eletrônico.

De todas as crises surgem oportunidades de reinvenção e diferenciação competitivas. O repensar estratégico de hoje fornece um catalisador para acelerar a transformação operacional, desenvolver novos modelos de negócios e conectar-se mais estreitamente com os clientes.

Os hábitos de consumo já foram transformados, os consumidores estão muito mais conectados e digitais, além de atentos ao propósito das empresas. Estes hábitos continuarão após a quarentena, será o "novo normal".

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